sexta-feira, 13 de maio de 2011

Itaquaquecetuba deve encaminhar lixo para Guarulhos


As cerca de 193,1 toneladas de lixo produzidas por dia em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, devem ser encaminhadas para Guarulhos. De acordo com a prefeitura, não há data para o realocamento dos resíduos, que atualmente estão sendo depositados, em caráter emergencial, em um aterro municipal desativado.

Em Guarulhos, o aterro CDR Pedreira está sendo usado pelas prefeituras de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, que também tiveram de arranjar outro local para despejar seus lixos após o desmoronamento do aterro sanitário da empresa Pajoan, no último dia 25, em Itaquaquecetuba.

O local permanece desativado via medida judicial. Segundo a diretora do departamento de saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Denise Margareth Fernandez, o tempo de permanência do lixo na área chamada de transbordo ainda é uma incógnita.

-O local tem atividade apenas de transbordo. Não tem função de receber lixo. O prazo que estamos usando, que é de caráter de emergência, tem 180 dias e pode ser prorrogado à medida que houver necessidade.

Outros aterros

Além de Itaquaquecetuba, as cidades de Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim e Salesópolis tiveram de parar de alojar seus resíduos no aterro de Pajoan.

Confira também
Justiça interdita aterro que explodiu

Responsável é multada em R$ 174 mil

Itaquaquecetuba decreta emergência

Cetesb e MP discutem destino do lixo
Todas elas tiveram de solicitar licença emergencial, com prazo de 30 dias, para realocar o seu lixo – o prazo deve vencer no fim de maio.
De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), com exceção de Itaquaquecetuba, todos os outros municípios já pediram autorização fora do caráter emergencial para encaminhar seus lixos a algum aterro.

Entretanto, a assessoria de imprensa da prefeitura de Suzano diz que a destinação definitiva dos resíduos será definida pela própria empresa Pajoan. “Uma solução deverá ser apresentada pela empresa até o final da licença emergencial da Cetesb”, diz, em nota.

Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis estão usando o aterro Anaconda, da cidade de Santa Isabel, para depositar o seu lixo.Fonte;R7/Foto Arena

Nenhum comentário:

Postar um comentário