segunda-feira, 2 de maio de 2011

Armando da Farmácia recebe moradores do Jardim Lucinda Escrito por Neirylene C. de Sena/Foto: Willian Rita


O prefeito municipal de Itaquaquecetuba Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, em seu gabinete na prefeitura a visita de representantes do bairro do Jardim Lucinda e adjacências.
O objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados ao acidente ocorrido há alguns dias no aterro sanitário da cidade.
O prefeito, acompanhado dos secretários Wander R. Fernandes e Maurício Augusto dos Santos (Transportes e Segurança, respectivamente) ouviu as reivindicações dos moradores e prestou os devidos esclarecimentos e adoção de providências emergenciais.

Em destaque, alguns dos assuntos tratados:

Transporte escolar e coletivo: os visitantes reclamaram que desde o acidente, tanto o transporte escolar quanto o público foi interrompido, dificultando a locomoção dos munícipes dos bairros próximos ao local do acidente.
O secretário, Wander Rodrigues Fernandes anunciou que já a partir da tarde desta quarta-feira, 27 o transporte coletivo retomaria suas atividades por meio de um desvio improvisado da rota original. A partir de então, os ônibus terão que passar pela Rodovia Mogi-Dutra (num trecho que faz parte do município de Arujá).
Por sua vez, Armando da Farmácia ligou para o prefeito da cidade vizinha, Abel Larini, pedindo autorização para a circulação dos coletivos no trecho citado e, de pronto, foi atendido pelo prefeito de Arujá.
Com relação ao transporte coletivo, Armando da Farmácia comprometeu-se em solicitar providências urgentes para sua regularização, junto a secretaria municipal de Educação que por sua vez encaminhou resposta informando que o transporte escolar na região havia sido interrompido tanto por conta da interdição da Estrada do Ribeira quanto devido a uma quebra do ônibus; mas que a situação já estará regularizada a partir da quinta-feira, 28.
Possível contaminação da água: os moradores manifestaram sua preocupação quanto a uma possível contaminação da água potável que abastece as casas nas proximidades de onde ocorreu o acidente.
Preocupado com a situação, Armando da Farmácia solicitou nova ligação, desta vez para os responsáveis pela Sabesp que se comprometeram em coletar amostras da água para a realização de análises que irão comprovar ou não a hipótese levantada pelos munícipes.

Interdição de residências: os visitantes perguntaram ao prefeito se há possibilidade de que algumas residências venham a ser danificadas, causando riscos à integridade física dos moradores. O secretário municipal de Segurança, Maurício Augusto dos Santos afirmou que a Defesa Civil permanece de plantão 24 horas no local do acidente, inclusive, inspecionando as casas e que, a partir da tarde desta quarta-feira, 27 os agentes fariam uma nova varredura também das edificações localizadas no Jardim Lucinda. Sendo detectado algum indício de desmoronamento, os moradores serão imediatamente removidos para casas de parentes ou abrigos provisórios.
Aproveitando a ocasião, o secretário solicitou aos munícipes que informem aos seus vizinhos que o telefone 199 está à disposição para que os mesmos solicitem vistorias em suas residências caso apareçam rachaduras ou ouçam “estrondos”.

Saúde: os munícipes também reclamaram das dificuldades respiratórias de crianças e idosos devido ao forte odor oriundo dos dejetos que foram lançados após a explosão no aterro sanitário. Diante do fato, Armando da Farmácia se comprometeu em enviar ambulâncias e reforço de enfermeiros para o atendimento emergencial que se fizer necessário.
Confiantes, ao término do encontro, os moradores retornaram às suas residências, à espera das medidas acordadas.

Interdição:
Tendo em vista o acidente corrido na “Ecoespaço – Soluções Ambientais”, há cerca de três dias, a secretaria municipal de Meio Ambiente providenciou a interdição da empresa, por período indeterminado. Além disso, a empresa recebeu uma multa no valor de mil UFIR´S (correspondente há cerca de R$ 17 mil reais) pelos danos ambientais (principalmente o escorrimento de churume que chegou ao córrego “Taboãozinho” próximo à localidade atingida). Na terça-feira, 26, os técnicos realizaram uma vistoria no local, acompanhados inclusive, por representantes do Ministério Público.
A prefeitura, então, aguardava o lançamento dos laudos da CETESB e da própria empresa para dar andamento aos demais trâmites devidos.
Eis que, na tarde desta quarta-feira, 27 chega a notícia de que o aterro sanitário anteriormente interditado de modo parcial, por questões ambientais) foi alvo de uma decisão judicial que interdita a toda a localidade, também por período indeterminado.
Diante deste fato e para não incidir em quebra de contrato, a empresa “Ecoespaço – Soluções Ambientais” sugeriu à CETESB que o lixo da cidade de Itaquaquecetuba seja encaminhado para o aterro denominado “Anaconda”, em Santa Isabel. O laudo que permite ou não esta ação deve sair até o final da tarde e, sendo favorável, a coleta do lixo na cidade deverá ser retomada imediatamente. Do contrário, a prefeitura não descarta a possibilidade de acionar os meios judiciais e outros trâmites (incluindo uma rescisão contratual) e contratação emergencial de uma outra empresa para coleta e destinação do lixo na cidade (ação esta que, por enquanto, ainda não se mostra necessária, tendo em vista o esforço da empresa em resolver o problema).Fonte:Itaqua web

Nenhum comentário:

Postar um comentário