quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Represas do Alto Tietê entrarão em 10% da capacidade, diz DAEE Previsão é para esta semana e nível da água pode ser visto na internet. Represas de Salesópolis e Mogi das Cruzes apresentam cenário de seca.
Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE), nesta semana o Sistema Alto Tietê deve chegar a 10% da capacidade total. Os reflexos já são percebidos por quem mora nos arredores de represas da região.
Na Represa de Ponte Nova, em Salesópolis, cavalos pastam em áreas que eram tomadas pela água. "Cobriu o aterrado, na época da cheia a água chegava a até dois metros acima do aterro e era mantido um nível razoávvel de água", conta a aposentada Efigênia Ferreira, que mora ali há 26 anos. "Para mim é uma sensação de final de tudo porque muita gente depende dessa água té como sobrevivência da pesca. Fica muito difícil", conclui.
Já na barragem do Rio Jundiaí, em Mogi das Cruzes, a seca, além de fazer aparecer a antiga estrada que ia até o Distrito de Taiaçupeba, ainda dividiu a represa e criou uma lagoa. "Do jeito que ela vai, está só baixando. Eu vim aqui semana passada e tinha água ainda no lugar do asfalto. De lá para cá baixou mais de um metro. É uma pena porque agora estou começando a vir me divertir com meu neto e acontece isso", conta o aposentado João Batista Baia.
"A gente que vê pelo jornal não tem noção do que está acontecendo. Então resolvi vir tirar uma foto e fazer uma filmagem para mostrar para os meus filhos a importância de economizar água porque se continuar desse jeito vai acabar faltando" , comenta o vidraceiro José Nascimento Santos Filho, que registrava as cenas da seca no celular.
FALTA D'ÁGUA EM SP
Seca afeta abastecimento
O DAEE disponibilizou neste site uma tabela que mostra, quase que em tempo real, a situação de cada represa. É possível saber se o nível dos reservatórios está subindo, estável ou caindo.
"A pessoa tendo acesso ao tanto que está enchendo e o quanto está esvaziando, ela vai ter uma noção do que está realmente acontecendo e a prioridade hoje é economizar água", conclui José.
Sabesp
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Sistema Alto Tietê opera dentro das expectativas. A Sabesp afirma fazer diariamente monitoramentos de todos os sistemas de abastecimento.
Nesta quarta-feira (8), o nível do Sistema Alto Tietê está em 11,3%. A Sabesp disse também que com a chegada de outubro, inicia a temporada de chuvas e a expectativa é de que os reservatórios comecem a se recuperar. Portanto, não há previsão para a captação da reserva técnica do sistema.
A nota diz ainda que não há rodízio, racionamento ou restrição de consumo de água em nenhum dos 364 municípios operados pela companhia no Estado de São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário