sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Justiça eleitoral dispensa 2 mil pessoas no 2º turno no Alto Tietê Apenas a função de segundo secretário foi liberada. Quem foi dispensado e quer trabalhar pode procurar o cartório.
Pelo menos 2 mil pessoas entre voluntários e convocados a trabalhar nas eleições 2014 foram dispensadas de suas funções nos municípios de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Suzano e Itaquaquecetuba para o segundo turno do pleito. De acordo com os cartórios eleitorais, receberam dispensa apenas os mesários que ocuparam o cargo de segundo secretário na mesa de votação no primeiro turno. Nas cinco cidades, 11,8 mil pessoas trabalharam no primeiro turno no último dia 5. No próximo dia 26, no segundo turno, serão 9,7 mil pessoas, entre voluntários e convocados.
A chefe de cartório da Zona Eleitoral 181 de Suzano, Imaculada Pires de Almeida, explica que a dispensa é uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para esta eleição, tendo em vista que no Estado de São Paulo os eleitores irão às urnas no próximo dia 26 apenas para registrar o voto para presidente. “Nós recebemos a determinação do TRE de São Paulo para essa eleição porque o segundo é mais tranquilo, são dois candidatos a um cargo. Essa determinação do TRE também toma como base que as pessoas que votaram no primeiro turno já sabem o seu local de voto, seção, qual documento levar”.
Imaculada destaca que aqueles que foram dispensados e têm interesse em trabalhar no segundo turno, podem procurar o cartório e manifestar o interesse. “Estamos recebendo os pedidos de dispensa, pois tem gente que não tem interesse em trabalhar no segundo turno. Esse pedido deve ser feito o mais rápido possível. Sendo assim, as vagas que ficarem em aberto podem ser preenchidas pelo pessoal que foi dispensado de sua função, mas quer trabalhar”.
O voluntário ou convocado que deseja fazer o pedido de dispensa deve apresentar motivo, o qual será analisado pela Justiça Eleitoral.
A participação no segundo turno das eleições 2014 assegura ao trabalhador folga de dois dias no emprego. Os que participaram do treinamento e primeiro turno, acumulam com o segundo turno, o total de seis dias de folga, mas a chefe de cartório faz um alerta. “Quem trabalhar no segundo turno tem direito a mais dois dias de folga. A negociação é feita diretamente entre o mesário e a empresa. O que nós orientamos é que se faça um comum acordo com a chefia para que não haja nenhum atrito ou problema no decorrer do período eleitoral para que essa pessoa não tenha nenhum problema."
O segundo secretário, que está dispensado do segundo turno, e que tiver interesse em atuar em outra função pode procurar o cartório eleitoral e buscar orientações sobre as atividades desempenhadas na outra função.
Cartórios Eleitorais no Alto Tietê
- Arujá
Zona 335
Rua Albino Rodrigues Neves, 301, Arujá Center Ville
- Biritiba Mirim (eleitores devem procurar a zona 319 de Mogi das Cruzes)
Rua Major Pinheiro Franco, 17, Centro
- Ferraz de Vasconcelos
Zona 401
Rua Antonio Trevisani, 93, Centro
- Guararema (eleitores devem procurar a zona 319 de Mogi das Cruzes)
Rua Major Pinheiro Franco, 17, Centro
- Itaquaquecetuba
Zona 377
Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 497, na Vila Virgínia
Zona 419
Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 314, na Vila Virgínia
- Mogi das Cruzes
Zona 74
Rua Major Pinheiro Franco, 21, Centro
Zona 287
Rua Major Pinheiro Franco, 13, Centro
Zona 319
Rua Major Pinheiro Franco, 17, Centro
- Poá
Zona 219
Rua Marina La Regina, 167, Centro
- Salesópolis (eleitores devem procurar a zona 112 de Santa Branca)
Rua Manoel Nunes de Souza, 510, Centro, Santa Branca
- Santa Isabel
Zona 115
Rua João Pessoa, 58, Centro
- Suzano
Zona 181
Travessa Mirambava, 118, e Rua Barão de Jaceguai, 467 Centro
Zona 415
Rua Benjamin Constant, 1029, Centro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário