sexta-feira, 31 de maio de 2019

Equipe Técnica do NAFA se reúne com a Comissão de Revisão da Proposta Curricular Comum

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) está em fase de revisão da Proposta Curricular Municipal (PCM). O estudo está sendo comandado pelo Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NAFA), representado pelos professores Crislaine Ponciano, Felipe Pereira, Fernanda Santos, Marysol Krauskopf e Michel Costa, e membros da Comissão para Revisão da Proposta Curricular Municipal (PCM). Nos encontros estiveram presentes professores do Ensino Fundamental eprofessores especialistas de Arte e Educação Física. A reunião aconteceu entre os dias 28 e 29 de maio. De acordo com a equipe técnica do NAFA, os trabalhos foram desenvolvidos em grupos por componente curricular (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Ciências e História e Geografia), momento em que foram realizados estudos, leituras, análises e sugestões, referentes ao texto final da PCM. Já com relação ao componente curricular matemática, as habilidades foram analisadas por todos os presentes e por unanimidade deliberaram decidindo não haver necessidade de alterações ou inclusões de habilidades por apresentar de maneira completa para todos os anos, destacando a preocupação em validar a progressão das aprendizagens dos 1ºs ao 5ºs nos. Para a equipe de técnicos do NAFA estes momentos foram muito importantes na medida em que proporcionou a troca de experiências, discussões com seus pares para promover a interdisciplinaridade, a unificação das habilidades previstas por bimestre, a oportunidade de participar ativamente da construção da Proposta Curricular através de diálogos, pesquisas, a marcante participação de professores e a adequação dos objetos do conhecimento e a criação de novas habilidades à realidade do município. Cabe destacar que a Equipe técnica da Semecti dará continuidade aos trabalhos realizados pelos membros da comissão inserindo-os ao corpo do texto da PCM, bem como as devidas adequações. A Equipe considera de extrema relevância a participação dos professores da rede no processo de elaboração e implementação do documento norteador da ação docente em nosso Município.Para o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, a ação é muito importante, pois se trata da construção de um documento norteador a Educação de nosso município, aliada à Base Nacional Comum Curricular, a PCM é um dispositivo que vem sendo construído de forma democrática e após, a aproximadamente dois anos e meio de trabalho, o texto vai chegando ao fim. “Este processo de revisão é fundamental para que todo o documento esteja de acordo com todo o trabalho

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