quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Itaquaquecetuba: Promoção Social capacita servidores no Cadúnico

A cidade de Itaquaquecetuba é a primeira do Alto Tietê a oferecer aos servidores a chamada “Capacitação de Entrevistadores do Cadastro de Programas Sociais do Governo Federal”.
Para quem não conhece, o Cadúnico, como é conhecido, trata-se de um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país e direcioná-las aos programas sociais mais adequados.
Em outras palavras, (disciplinada pelo decreto n° 6.135, de 36 de junho de 2007, e regulamentado pela portaria nº 376, de 16 de outubro de 2008), a nova versão do Cadúnico possibilita a democratização dos programas sociais às famílias de baixa renda cadastradas , na medida em que possibilita a análise de suas principais necessidades e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.
Em Itaquaquecetuba, cerca de 80 servidores da secretaria municipal de Promoção Social (divididos em três turmas) serão devidamente capacitados.
Segundo o gestor municipal do programa Bolsa Família e capacitador regional do Cadúnico, Rodrigo Siqueira: “… o objetivo da capacitação da é preparar os profissionais para a captação de famílias em situação de vulnerabilidade, para o preenchimento correto dos formulários, para a operação adequada do sistema, entre outras ações…”.
A primeira turma de Itaquaquecetuba encerrou as atividades há cerca de 1 semana. O segundo grupo iniciou nesta segunda-feira, 08 e a capacitação vai até 12 de agosto. A abertura do evento contou com as presenças do secretário municipal de Habitação, Rogério Pereira Maia Tarento (representando o prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia), da secretária municipal de Promoção Social, Guiomar Soares Tavares, entre outros. Os representantes do poder executivo deram as boas vindas aos servidores e desejaram boa sorte ao capacitador.
Vale lembrar que os servidores do terceiro e último grupo participarão do curso entre os dias 22 a 26 de agosto.
Os eventos acontecem na sede da pasta (sito à Avenida vereador João Barbosa de Moares, 306, Vila Zeferina).
Os ensinamentos proferidos durante a referida capacitação também servirão de base para obter o diagnóstico socioeconômico por segmento das famílias cadastradas no programa e direcionamento das políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal, em prol dos cidadãos em estado de vulnerabilidade social. Ainda segundo Siqueira é provável que as capacitações em nível regional aconteçam até o final do ano.
Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário