terça-feira, 1 de novembro de 2011

Formigas na cozinha: alerta para contaminação

Estima-se que existam no mundo 18 mil espécies de formigas, sendo que duas mil delas podem ser encontradas no Brasil, segundo o Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro). Parte deste contingente de insetos é considerado urbano e pode ser facilmente notado durante as estações mais quentes do ano, uma vez que o ciclo de desenvolvimento fica mais acelerado com as altas temperaturas e umidade.

De acordo com Adriano Barreiros, coordenador de Novos Negócios da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience, as formigas urbanas costumam formar seus ninhos atrás de azulejos, dentro de conduítes, frestas, fendas, armários e até eletrodomésticos. Barreiros destaca ainda que o cuidado deve ser redobrado nas cozinhas, onde a exposição de alimentos e resíduos costuma ser maior do que em outros lugares do lar.

Outro motivo para atenção na cozinha é devido às formigas atuarem, involuntariamente, no transporte de microorganismos e na proliferação de doenças, por se movimentarem facilmente por diversos ambientes. “É comum insetos saírem de locais contaminados para não contaminados, como ruas, lixos, onde buscam alimentos e voltam carregando microorganismos prejudiciais à saúde humana”, alerta Barreiros.

Para prevenir e controlar a praga, o indicado é acondicionar corretamente os alimentos, manter o ambiente sempre limpo e realizar a aplicação de produtos específicos. A Bayer CropScience, por meio de sua unidade de Saúde Ambiental, oferece o Blattanex® Mata Formiga, isca na formulação Gel de fácil aplicação e rápida ação.

Para que o produto atue plenamente no controle da praga, é necessário que sejam identificadas as trilhas percorridas pelas formigas. Após esse reconhecimento, basta aplicar o gel paralelo às trilhas e repetir a operação em caso de novas infestações. Além de sua eficácia, proporciona segurança ao consumidor, graças a baixa concentração de princípio ativo e adição de amargante à formulação.

Mais informações sobre o preço do produto para a sua região no TeleBayer: 08000179966.

Governo paulista quer centro de pesquisa da Petrobras

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, disse hoje que o governo de São Paulo está elaborando uma pauta para levar em reunião que deve ser realizada com a Petrobras. Entre as demandas que o governo paulista possui está o desenvolvimento de um centro de pesquisas no Estado, semelhante ao que a estatal construiu no Rio de Janeiro. "Queremos pesquisa em São Paulo. A pesquisa da Petrobras hoje está totalmente estabelecida no Rio de Janeiro. Ela entra nos institutos aqui e acolá, por meio de parceria como com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo (USP). Queremos um centro de pesquisa semelhante ao que a companhia tem na Ilha do Fundão", disse o secretário, no seminário "Desafio pensando no futuro: Pré-Sal", que está sendo realizado hoje na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O secretário sugeriu até possíveis localizações do centro: na Baixada Santista ou no ABC Paulista. Ele lembrou que o Estado já busca desenvolver programas de qualificação profissional voltados à indústria do petróleo, seja na USP ou nas escolas e faculdades técnicas estaduais, destacando a criação do campus da USP em Santos, que a partir do ano que vem já deve oferecer um curso de graduação em Engenharia de Petróleo.

Governo recua e aceita anulação de questões do Enem

O governo federal decidiu na manhã de hoje que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, que determinou a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas questões, segundo investigação da Polícia Federal (PF), vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste. Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem.

Mais cedo, o Ministério da Educação chegou a afirmar que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". A nova orientação, porém, é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.

Lula faz exames para avaliar impacto de quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acordou bem na manhã de hoje e realizava, perto das 11 horas, exames para avaliar os primeiros impactos da sessão de quimioterapia a que foi submetido na tarde de ontem no tratamento contra o câncer na laringe. A informação é de integrantes da equipe médica que atende o ex-presidente.

Lula deve deixar o Hospital Sírio-Libanês no início da tarde. Um novo boletim médico sobre o estado de saúde dele é aguardado para hoje. Há a expectativa, ainda, de que o ex-presidente receba a visita do ministro da Educação, Fernando Haddad.