terça-feira, 1 de novembro de 2011

Formigas na cozinha: alerta para contaminação

Estima-se que existam no mundo 18 mil espécies de formigas, sendo que duas mil delas podem ser encontradas no Brasil, segundo o Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro). Parte deste contingente de insetos é considerado urbano e pode ser facilmente notado durante as estações mais quentes do ano, uma vez que o ciclo de desenvolvimento fica mais acelerado com as altas temperaturas e umidade.

De acordo com Adriano Barreiros, coordenador de Novos Negócios da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience, as formigas urbanas costumam formar seus ninhos atrás de azulejos, dentro de conduítes, frestas, fendas, armários e até eletrodomésticos. Barreiros destaca ainda que o cuidado deve ser redobrado nas cozinhas, onde a exposição de alimentos e resíduos costuma ser maior do que em outros lugares do lar.

Outro motivo para atenção na cozinha é devido às formigas atuarem, involuntariamente, no transporte de microorganismos e na proliferação de doenças, por se movimentarem facilmente por diversos ambientes. “É comum insetos saírem de locais contaminados para não contaminados, como ruas, lixos, onde buscam alimentos e voltam carregando microorganismos prejudiciais à saúde humana”, alerta Barreiros.

Para prevenir e controlar a praga, o indicado é acondicionar corretamente os alimentos, manter o ambiente sempre limpo e realizar a aplicação de produtos específicos. A Bayer CropScience, por meio de sua unidade de Saúde Ambiental, oferece o Blattanex® Mata Formiga, isca na formulação Gel de fácil aplicação e rápida ação.

Para que o produto atue plenamente no controle da praga, é necessário que sejam identificadas as trilhas percorridas pelas formigas. Após esse reconhecimento, basta aplicar o gel paralelo às trilhas e repetir a operação em caso de novas infestações. Além de sua eficácia, proporciona segurança ao consumidor, graças a baixa concentração de princípio ativo e adição de amargante à formulação.

Mais informações sobre o preço do produto para a sua região no TeleBayer: 08000179966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário