quarta-feira, 5 de junho de 2019
Festas Juninas agitarão as Escolas Municipais Itaquaquecetuba neste final de semana
Cores, música, danças, alegria, brincadeiras, jogos e muitas guloseimas animarão este final de semana as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, pois se trata do início das Festas Juninas, evento tradicional que compõe o calendário da maioria das escolas. Todas as Unidades Escolares se organizam de forma eficaz e criam belíssimas decorações, cenários criativos, quadrilhas juninas e dança típicas de qualidade. E, além disso, o ponto principal deste movimento é o espaço de sociabilidade e lazer que a escola assume nestes dias, trazendo a comunidade local e adjacência para a escola.
As festas são classificadas com patrimônio imaterial, por tratar-se de crenças, ter a música e a dança como elementos principais da comemoração. Diante disso, elas têm como particularidade propiciar o enriquecimento cultural por meio da troca de experiências do contato de diferentes vivências do habitual. Neste sentido, as festas proporcionam o mais acentuado nível de sociabilidade possível ao ser humano, assim sendo, elas são indissociáveis da civilização desde os tempos mais remotos da história. No caso de Itaquaquecetuba, pode-se dizer que o Sistema Municipal de Ensino, a exemplo de anos anteriores, neste final de semana, propiciará momentos de lazer para cerca de 30 mil pessoas.
De acordo com a historiadora, Mary Del Priore, o momento festivo tem sido celebrado ao longo da história dos homens como um tempo de utopias, quer dizer, momento em que o ser social sai da rotina habitual e se dedica a um tempo de fantasias e de liberdades, práticas animadas, todavia a festa é um espaço também para as frustrações, as revanches e as reivindicações de vários grupos. Portanto, a própria constituição da vida cotidiana sugere o tempo de trabalho, equilibrando-se como o descanso e o lazer.
As Festas Juninas, inicialmente de cunho religioso, por tratar-se de homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro, possui visibilidade expressiva em várias cidades brasileiras, todavia, grande parte dessas manifestações perdeu a sua real intencionalidade, isto é, a homenagem aos Santos. Comemoradas nas escolas públicas e privadas, na maioria das vezes a realização destas festas serve ao cumprimento do calendário escolar e como momento lúdico aos alunos e aos familiares.
Segundo Verônica Cosmo Barbosa, secretária adjunta de educação, as festas por natureza possuem o sentido agregador. “É o espaço onde todas as pessoas participam de forma harmoniosa e a comunidade escolar capricha muito em cada detalhe, organizam tudo com muita eficiência e carinho, para receber: alunos, pais, familiares e comunidades locais etc. As festas de nossas escolas são excelentes” disse Verônica.
O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais explicou que a escola passou ser um equipamento público de referência nos bairros para toda a comunidade. “E, neste sentido, o momento das Festas Juninas é muito esperado pelas pessoas, ainda que a cada ano os processos de aculturação e do hibridismo cultural reforcem a ressignificação da tradição, numa perspectiva das ciências sociais, das Festas Juninas, elas, ano a ano, crescem se revigoram e permanecem vivas”. destacou Novais.
Segue relação das Unidades Escolares que realizarão suas Festas Juninas no próximo dia 8 de junho de 2019.
Creches Municipais:
Agostinho Pereira Bahia.
Clélia Monéa Chapina.
Emílio Roberto Radiante Onófrio.
Jorge Camilo Dias.
Mama Dora.
Nossa Senhora D’Ajuda.
Santa Catarina
Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB)
Benedito Barbosa dos Santos
Benedito Vieira da Mota.
Clarinda da Conceição.
Dona Antônia Cicone.
Dr. Aristides Jacob Álvares.
Dr. Charles Henry Tyler Townsend.
Eng. Chiozo Kitakawa.
Floro da Silva.
Guilherme Donizete da Silva Santos.
Ítalo Adami
Joaquim Perpétuo.
Jornalista Roberto Marinho.
José Piacentini.
Josefa Costa de Souza Moura.
Padre Sandro Evangelista Pereira.
Profª. Maria Cristina Diniz de Almeida.
Profª. Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo.
Profª. Roseli Aparecida Mendes.
Prof. Aurelino Leal.
Prof. Michel Alves de Souza.
Prof. Paulo Nunes.
Shozayemon Setokuchi.
Ver. Antônio Rodrigues Gallego.
Ver. Augusto dos Santos.
Ver. João Marques.
Ver. Leolino dos Santos.
Vice-Pref. Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva.
Vila Zeferina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário