quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Funcionários da Saúde recebem capacitação sobre o Teste do Pezinho
Na tarde da última segunda-feira (dia 10), cerca de 50 funcionários entre enfermeiras e auxiliares de enfermagem, entre outros profissionais, participaram da capacitação sobre a importância do Teste do Pezinho, ministrada pela enfermeira Gabriella Almeida, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo. O evento foi resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Apae e aconteceu na Universidade Guarulhos (UNG) - Campus Itaquaquecetuba. "O objetivo é melhorar a captação dos bebês recém-nascidos com o Teste do Pezinho que é de extrema importância, pois detecta uma série de doenças que, se forem cuidadas precocemente, melhora o prognóstico. Portanto, a partir do momento que passamos a captar os bebês mais cedo, melhor o tratamento e melhor a qualidade de vida", informou o coordenador da Assistência Básica, Alexandre Luís Afonso Fonseca.
Uma das orientações passadas durante a capacitação foi de que o tempo ideal em que o bebê deve realizar o teste é de 48 horas, mas em alguns casos esse tempo pode chegar até, no máximo, 14 dias, visando assim manter a eficácia na prevenção de doenças envolvendo deficiências intelectuais e outras patologias. Segundo informações do coordenador da Assistência Básica, o município aderiu à Rede Cegonha, iniciativa do Ministério da Saúde, e um dos indicadores dessa iniciativa é o Teste do Pezinho. "Então o nosso compromisso em termos de metas na Rede Cegonha é alcançar o 100% do Teste do Pezinho nos bebês nascidos no município", destacou Fonseca.
E para alcançar a meta de que todos os bebês passem pelo teste, o coordenador da Assistência Básica explicou que hoje o município conta com dois parceiros: o Hospital Santa Marcelina, que é credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização do teste, e a Apae que vai ser responsável pelos exames de todos os outros bebês que nascerem nos outros polos da Região do Alto Tietê e que são de Itaquaquecetuba. Dentro desse contexto, Afonso lembrou que houve a necessidade do sistema de saúde municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Postos.Fonte;Prefeitura de Itaquaquecetuba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário