segunda-feira, 30 de maio de 2011

Controle de Zoonoses Itaquaquecetuba Promove Programa de Castração de Animais


A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Programa de Castração de Animais”, destinado aos cães e aos gatos.

O agendamento de castramento acontece toda a 3° semana do mês e é feito individualmente por animal.



Para efetivar o cadastro, o dono deve comparecer no Centro de Controle de Zoonoses com as cópias do RG e do comprovante de endereço (um conjunto de Xerox para cada animal).

Vale lembrar que após realizado o cadastro, os agentes do CCZ vão até a residência a fim de verificar se o animal reside mesmo no local. Se o animal não estiver ou não residir no endereço indicado, imediatamente o cadastro é cancelado.

Segundo a veterinária responsável pelo CCZ, Sheila Veiga este procedimento é necessário para que não sejam trazidos animais de outros municípios para castração em Itaquaquecetuba.

A castração promovida pelo Executivo Municipal em Itaquaquecetuba é destinada aos machos e às fêmeas, entre 04 meses se 06 anos de idade.

O serviço municipal de castração realizado é pelos drs. Vinicius Tsui Tsui e Osvaldo de Lima Junior.

A cirurgia de castração é totalmente gratuita. O proprietário do animal custeia apenas o pós-operatório (antiflamatórios, antibióticos, analgésicos etc).

Para o poder público municipal, o controle de ninhadas é importante na medida em que os animais sem os devidos cuidados sofrem e representam riscos também à saúde da população em geral.

Aos munícipes interessados, o endereço do Centro de Controle de Zoonoses de Itaquaquecetuba é Rua Senador Canedo, 550, Parque Scaffidi II. O horário de atendimento é de segunda à sexta- feira das 08:00horas as 17:00 horas. O telefone para mais informações é: 4643-1947.

Andréia Castilho e Neirylene Cunha de Sena

Secom Itaquaquecetuba

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cadastro da tarifa social de luz vai até 1 de julho


A Agencia Nacional de Energia Elétrica(Aneel) vai prorrogar até 1 de julho o prazo de cadastramento para para consumidores de baixa renda garantam o benefício da tarifa social de energia elétrica. A informação foi dada ontem pelo diretor-geral da aneel,Nelson Hubner,durante participação em audiência pública no Senado Federal. Segundo Hubner,a proposta de ampliação do prazo de 1 de junho para 1 de julho é um escalonamento até o fim do ano será na próxima reunião pública da agencia,no dia 24 de maio. A prorrogação, segundo Hubner, se justifica em função do nível de coincidência das informações das distribuidoras de energia elétrica sobre os beneficiários da tarifa social com o cadastro do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS)de consumidores que têm direito a benefícios sociais do governo.. Em fevereiro, a Aneel já havia prorrogado de 1 de março para 1 de junho o prazo para que consumidores de baixa renda que consomem entre 68 e 79 quilowatts/hora/mês(kwh/mês)façam a inscrição no cadastro único para programas Sociais do Governo Federal(CadÚnico),condição para garantir a manutenção do recebimento dos descontos previsto na tarifa social de energia elétrica(TSEE). Segundo Hubner,desde a revisão das regras,2 milhões de consumidores que não são de baixa renda deixaram de ter direito à tarifa social. Fonte: Metro News

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inscrições para o Enem começam segunda-feira 23

O instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais (INEP) confirmou ontem os detalhes da aplicação do exame nacional do ensino médio (ENEM)de 2011,marcado para os dias 22 e 23 de outubro.As inscrições começam na próxima segunda-feira 23 e,segundo a presidenta do instituto,Malvina Tuttman,o numero de participantes pode chegar a 6 milhões,cerca de 1 milhão a mais que no exame do ano passado.
As inscrições serão feitas via internet a partir das 10h do dia 23 até o dia 10 de junho.O valor da taxa continua o mesmo de 2010:R$35.Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola publica não pagam.
O edital da prova será publicado hoje no diário oficial da união.a partir do ano que vem, a prova terá pelo menos duas edições por ano,uma no primeiro semestre e outra no segundo.A primeira edição de 2012 já esta confirmada para os dia 28 e 29 de abril.

PROVA É PRÉ-REQUISITADO PARA O SISU E PROUNI

A partir do resultado da prova,os alunos se inscrevem no sistema de seleção unificada (SISU) e podem pleitear vagas em instituições publicas de ensino superior de todo pais.
No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, entre elas,39 univesidade federais. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para todos(ProUni). Os benefícios são distribuídos a parti do desempenho do candidato no exame do ensino médio e podem ser integrais ou parciais,dependendo da renda da familia.(ABr)

Emprega SP: 457 vagas para setor de moda

O Emprega São Paulo,sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra disponibiliza,em todo o Estado,457 vagas de trabalho para o setor de Moda. As mais ofertadas são para: costureiro,a maquina na confecção em série, bordado a maquina,costureiro na confecção em série, entre outras. Quem quiser se candidatar deve acessar www.emprego.sp.gov.br ou comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com rg,cpf e carteira de trabalho.

Projeto oferece capacitação

Desde o dia 27 de abril,o projeto Escola de Moda,que faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ)oferece cursos nas áreas de roteiro de costura(modelagem,corte e costura),bijuteria,confecção de caixas,bordados em linha e pedraria,croché e patchwork. O programa que atende cerca de 400 pessoas, em quatro horas/aula por dia,no período de dois meses. Todos os beneficiados receberão bolsa auxilio de R$210,00 material didático,uniforme,alimentação e trasporte.

Pai é o agressor em 38% dos casos de abuso infantil


Uma pesquisa realizada no Hospital das Clinicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP) revela que o combate e a prevenção de abusos sexuais a crianças precisam ser feitos, principalmente, dentro de casa. Segundo o estudo,quatro de cada dez crianças vítimas de abuso sexual foram agredidas pelo próprio pai e três,pelo padrasto. Os resultados foram obtidos após a análise de 205 casos de abusos a crianças ocorridos de 2005 a 2009. As vítimas dessas agressões receberam acompanhamento psicológico no HC e tiveram seu perfil analisado pelo Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor) do hospital. Segundo Antonio de Pádua Serafim,psicólogo e coordenador da pesquisa sobre as agressões,em 88% dos casos de abuso infantil,o agressor faz parte do círculo de convivência da criança. É gritante o fato de o pai ser o maior agressor. Ele é justamente quem deveria proteger,afirmou Serafim.

Morando com o inimigo
Quem é o agressor.....(%)
Pai..........38%
Padrasto.....29%
Tio..........15%
Vizinho.....9%
Primo.......6%
Desconhecido...3%
Fonte: Metro News

quarta-feira, 18 de maio de 2011

I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê

O espaço livre da internet, ao qual todos têm acesso, independente de condição econômica ou poder político, possibilita que todos os setores da sociedade se manifestem, o que não acontece na grande mídia. Os blogs e as redes sociais representam hoje uma forma de contraponto à imprensa tradicional.
Dentro desse contexto, nasce o I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, com a proposta de promover a discussão sobre a internet na região do Alto Tietê, no estado e no país e o papel dos blogs na tarefa de democratizar a comunicação. Os objetivos da blogosfera e seu potencial de ampliação estarão em pauta durante o evento.
O Encontro foi pensado a partir da necessidade de se reunir a blogosfera da região do Alto Tietê em torno de um projeto de ampliação da sua abrangência. Uma grande oportunidade para reunir os ativistas da internet e promover o contato e a troca de informações entre @s participantes.

Data: 04 de Junho de 2011 - Sábado
Local: Espaço Cultural Taiguara Alameda Pedro Kalil, 50, Poá / SP
Programação:
Credenciamento: 09:00h
Palestra manhã: 10:00h
Mesa de debate 1: 13:30h
Mesa de debate 2: 15:30h
Encerramento: 17:00h

Veja a programação atualizada aqui: http://www.blogsdoaltotiete.blogspot.com/
Taxa de inscrição: Grátis
Atenção: Serão emitidos certificados somente aos participantes inscritos de forma atencipada.

terça-feira, 17 de maio de 2011

ARACELI: SÍMBOLO DA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTIL.

Durante mais de três anos, na década de 70, pouca gente ousou abrir a gaveta do Instituto Médico-Legal de Vitória, no Espírito Santo, onde se encontrava o corpo de uma menina de nove anos incompletos. E havia motivos para isso. Além de o corpo estar barbaramente seviciado e desfigurado com ácido, se interessar pelo caso significava comprar briga com as mais poderosas famílias do estado, cujos filhos estavam sendo acusados do hediondo crime. Pelo menos duas pessoas já tinham morrido em circunstâncias misteriosas por se envolverem com o assunto.

Ainda assim, corajosos enfrentavam os poderosos exigindo justiça, tanto que o corpo permanecia insepulto na fria gaveta, como se fosse a última trincheira da resistência. O nome da menina era Araceli Cabrera Crespo e seu martírio significou tanto que o dia 18 de maio – data em que ela desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida – se transformou no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Por uma dessas cruéis ironias, Jardim dos Anjos era onde ficava um casarão, na Praia de Canto, usado por um grupo de viciados de Vitória (ES) para promover orgias regadas a LSD, cocaína e álcool, nas quais muitas vítimas eram crianças – anjos do sexo feminino. Entre a turma de toxicômanos, era conhecida a atração que Paulo Constanteen Helal, o Paulinho, e Dante de Brito Michelini, o Dantinho, líderes do grupo, sentiam por menininhas. Dizia-se, sempre a boca pequena, que eles drogavam e violentavam meninas e adolescentes no casarão e em apartamentos mantidos exclusivamente para festas de embalo. O comércio de drogas era, e é muito enraizado naquela cidade. O Bar Franciscano, da família Michelini, era apontado como um ponto conhecido de tráfico e consumo livres.

Suspeitas sobre a mãe da menina

Araceli vivia com o pai Gabriel Sanches Crespo, eletricista do Porto de Vitória, a mãe Lola, boliviana radicada no país, e o irmão Carlinhos, alguns anos mais velho que ela. Na casa modesta, localizada na Rua São Paulo, bairro de Fátima, era mantido o viralata Radar, xodó da menina, que o criava desde pequenino. Segundo o escritor José Louzeiro que acompanhou o caso de perto e o transformou no livro “Araceli, Meu Amor” – o nome Radar foi escolhido pela garota “para que o animal sempre a encontrasse”. Araceli estudava perto de casa, no Colégio São Pedro, na Praia do Suá, e mantinha urna rotina dificilmente quebrada. Ela saía da escola, no fim da tarde, e ia para um ponto de ônibus ali perto, quase na porta de um bar, onde invariavelmente brincava com um gato que vivia por ali.

No dia 18 de maio de 1973, uma sexta-feira, a rotina de Araceli foi alterada. Ela não apareceu em casa e o pai, num velho Fusca, saiu a procurá-la pelas casas de amigos e conhecidos, até chegar ao centro de Vitória. Nada. A menina não estava em lugar algum. Só restou a Gabriel comunicar a Lola que a filha estava desaparecida e que tinha deixado seu retrato em redações de jornais, na esperança de que fosse, realmente, somente um desaparecimento. No dia seguinte, quando foi ao colégio para conseguir mais informações, Gabriel ficou sabendo que a menina tinha saído mais cedo da escola. De acordo com a professora Marlene Stefanon, Araceli tinha “ido embora para casa por volta das quatro e meia da tarde, como a mãe mandou pedir num bilhete”.

Na véspera, Lola tivera uma reação aparentemente normal ao constatar a demora da filha em chegar em casa. Primeiro, ficou enervada; depois, preocupada. No sábado, tarde da noite, sofreu uma crise nervosa e precisou ser internada no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Ainda no início do processo, acabariam pesando sobre ela fortes suspeitas e graves acusações. Lola foi apontada como viciada e traficante de cocaína, fornecedora da droga para pessoas influentes da cidade e até amante de Jorge Michelini, tio de Dantinho. E mais: ela era irmã de traficantes de Santa Cruz de La Sierra, para onde se mudou tão logo o caso ganhou dimensão, deixando para trás o marido Gabriel e o outro filho, Carlinhos. Não se sabe até onde Lola facilitou ou estimulou a cobiça dos assassinos em relação a Araceli.

Menina era usada no tráfico de drogas

A respeito de Dantinho e de Paulinho Helal, dizia-se que uma de suas diversões durante o dia era rondar os colégios da cidade em busca de possíveis vítimas, apostando na impunidade que o dinheiro dos pais podia comprar. Dante Barros Michelini era rico exportador de café (tão ligado a Dantinho que chegou a ser preso, acusado de tumultuar o inquérito para livrar o filho). Constanteen Helal, pai de Paulinho, era comerciante riquíssimo e poderoso membro da maçonaria capixaba. Seus negócios também incluíam imóveis, hotéis, fazendas e casas comerciais. Já o eletricista Gabriel, seu maior tesouro era a filha. No domingo, ele foi à delegacia dar queixa, onde lhe foi dito que tudo seria feito para encontrar Araceli. Na Santa Casa, ele contou a Lola o resultado de sua busca e falou da garantia dos policiais de que tudo acabaria bem. Lola pareceu não acreditar – e chorou. O escritor José Louzeiro não tem dúvida:

Lola foi, indiretamente, a causadora do hediondo crime de que sua filha foi vítima. “Na sexta-feira, a mando da mãe, Araceli tinha ido levar um envelope no edifício Apoio, no Centro de Vitória, ainda em construção, mas que já tinha uns três ou quatro apartamentos prontos, no 8º andar. A menina não sabia, mas o envelope continha drogas. Num dos apartamentos, Paulinho Helal, Dantinho e outros se drogavam. Ela chegou, foi agarrada e não saiu mais com vida”, conta o escritor.

O que aconteceu realmente com Araceli Cabrera Crespo talvez nunca se saiba. E talvez, seja bom mesmo não conhecer os detalhes, tamanha é a brutalidade que o exame de corpo delito deixa entrever. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Sua vagina, seu peito e sua barriga tinham marcas de dentes. Seu queixo foi deslocado com um golpe. Finalmente, seu corpo – o rosto, principalmente – foi desfigurado com ácido.

Corrupção e cumplicidade da polícia

Seis dias depois do massacre da menina, um moleque caçava passarinhos num terreno baldio atrás do Hospital Infantil Menino Jesus, na Praia Comprida, perto do Centro da capital. Mas o que ele encontrou foi o corpo despido e desfigurado de Araceli. Começou, então, a ser tecida uma rede de cumplicidade e corrupção, que envolveu a polícia e o judiciário e impediu a apuração do crime e o julgamento dos acusados por uma sociedade silenciada pelo medo e oprimida pelo abuso de poder.

Dois meses após o aparecimento do corpo, num dia qualquer de julho de 1973, o superintendente de Polícia Civil do Espírito Santo, Gilberto Barros Faria, fez uma revelação bombástica. Ele afirmou que já sabia o nome dos criminosos, vários, e que a população de Vitória ficaria estarrecida quando fossem anunciados, no dia seguinte. Barros havia retirado cabelos de um pente usado por Araceli e do corpo encontrado e levado para exames em Brasília. confirmando que eram iguais. Por que a providência? Até então, havia dúvidas que era de Araceli o corpo que apareceu desfigurado no terreno baldio. Gabriel sabia que era o da filha – ele o reconheceu por um sinal de nascença, num dos dedos dos pés. Mas Lola disse o contrário. Assim que se recuperou, ela foi ao IML reconhecer o corpo e afirmou que não era de sua filha. Louzeiro recorda um outro fato a respeito disso, altamente elucidativo. Certo dia, Gabriel levou o cachorro Radar ao IML só para confirmar, ainda mais sua certeza. Não deu outra: mesmo com a gaveta fechada, animal agiu realmente como um radar, como Araceli premonizara, e foi direto à geladeira onde estava o corpo de sua dona.

O delegado muda de opinião

Porém, sem que explicasse o porquê (na noite anterior, ele tivera um encontro com Dante Michelini), Barros Faria mudou de opinião e, ao invés de estarrecer a população de Vitória, provocou riso e deboche por uma lado, e revolta, por outro. O assassino de Araceli, segundo ele, era um velho negro, demente, que perambulava pela Praia do Suá, perto da escola da menina. Começava a escalada de suborno, ou de medo. Coisa que não fazia parte do caráter de um sargento da Polícia Militar, lotado no serviço secreto, e de um vereador do MDB de Vitória. O primeiro, Homero Dias, acabaria pagando com a vida as investigações que fez. Certo de que estava mexendo em casa de marimbondos, o sargento Homero procurava se cercar de muito cuidado durante suas investigações. Tudo que apurava, ele comunicava a seu superior imediato, o capitão Manoel Araújo, também delegado de polícia, em quem confiava. A esposa, Elza, e ao sogro, João Dias, confidenciou certa vez: “Já tenho material para incriminar muita gente. Acho que o capitão Araújo já pode interrogar o filho de Constanteen Helal.”

Repentinamente, Homero foi afastado do caso pelo próprio capitão Araújo e recebeu ordens de perseguir o traficante José Paulo Barbosa. o Paulinho Boca Negra, na ilha do Príncipe. Na operação, Homero foi atingido nas costas e morreu. O próprio Boca Negra diria depois, na Penitenciária de Vitória, até ser calado para sempre, tempos após, com 27 facadas:

“Quem matou o sargento Homero foi o soldado da PM que estava com ele. Eu vi quando ele atirou.”

Evidências apontam para Helal e Dantinho

O vereador era Clério Vieira Falcão, falecido há cerca de seis anos, que travou incansável luta para botar na cadeia os assassinos de Araceli. Ele deflagrou uma campanha, que repercutiu em todo o país, exigindo a apuração do crime e a apuração dos culpados, que apontava: Dante de Brito Michelini, Paulo Constanteen Helal e a amante deste, Marisley Fernandes Muniz, viciada em drogas. O nome dela surgiu no caso graças à paciente investigação feita pelo perito Asdrúbal de Lima Cabral, o Dudu, que, com a ajuda de seu colega carioca Carlos Éboli, também muito contribuiu para que o caso não fosse esquecido. Louzeiro recorda, por exemplo, que certa ocasião Dudu seguiu a mãe de Araceli, Lola, até São Paulo. Ela tinha saído de Vitória vestida praticamente como uma mendiga e, num hotel da capital paulista, vestira roupas elegantes e embarcara num avião para a Bolívia. Motivo: comprar drogas para a gangue dos acusados, mesmo após a morte da filha.

Eleito deputado, Clério Falcão conseguiu formar uma CPI para apurar o caso, que obteve mais resultados que a própria polícia. Ouvida na CPI, Marisley Fernandes declarou que o casarão do Jardim dos Anjos era reduto de festas de filhos de milionários, onde se consumia grandes quantidades de cocaína e LSD.

Ela também disse, mas depois negou, que Paulinho Helal a tinha levado ao local onde estava o corpo de Araceli, num carro onde havia um frasco com um líquido amarelo e luvas. O objetivo dele, segundo a amante, era ver se precisava despejar mais ácido no cadáver para dificultar o reconhecimento. Também convocado a depor na CPI, o perito Carlos Éboli disse que os assassinos deram uma dose excessiva de LSD a Araceli.

O Caso Araceli também fez vítimas do lado dos acusados. Uma delas foi o jovem Fortunato Piccin, um viciado que perdia completamente a razão quando se drogava em excesso. Ele foi apontado pelo capitão Manoel Araújo como suspeito do crime e morreu depois de tomar um remédio trocado, na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, da qual Constanteen Helal era provedor. Também há suspeitas de que o próprio Jorge Michelini, tio de Dantinho, tenha sido eliminado por ameaçar contar tudo que sabia. Numa madrugada, o carro que dirigia foi atingido pelo ônibus de uma empresa, cujos veículos só circulavam até meia-noite. Segundo Louzeiro, outros dois assassinados foram um mecânico que prestava serviços para Paulinho Helal e o porteiro do Edifício Apolo.

O corpo de Araceli, segundo as investigações, teria sido levado num Karmann-Ghia do Edifício Apolo para o Bar Franciscano, onde ficou dentro de uma geladeira. Posteriormente, o corpo teria sido conduzido à Santa Casa de Misericórdia, com a cumplicidade do funcionário do serviço de necrópsia Arnaldo Neres, que viraria depois dono de funerária. Finalmente, o cadáver da menina foi deixado no terreno baldio. Muita gente viu e soube do que estava acontecendo durante aqueles dias. Os carrascos de Araceli fizeram tudo quase abertamente, tal a certeza da impunidade. O inquérito policial não passou de uma farsa e o longo processo judicial não conseguiu transformar evidências em provas.

Ainda assim, em agosto de 1977, o juiz Hilton Sily (falecido em abril passado), determinou a prisão de Dante de Brito Michelini e Paulo Constanteen Helal, pelo assassinato de Araceli, e de Dante Barros Michelini, acusado de tumultuar o inquérito para livrar o filho. Em outubro do mesmo ano eles já estavam soltos e o juiz havia sido “promovido” a desembargador. Em 1980, Dantinho e Paulinho foram julgados e condenados, mas a sentença foi anulada. Em novo julgamento, realizado em 1991, os reús foram absolvidos.

O crime já prescreveu. Mas o Caso Araceli é uma ferida que nunca cicatrizou completamente. Mexer com o assunto em Vitória ainda desperta medo, revolta e incredulidade.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Itaquaquecetuba deve encaminhar lixo para Guarulhos


As cerca de 193,1 toneladas de lixo produzidas por dia em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, devem ser encaminhadas para Guarulhos. De acordo com a prefeitura, não há data para o realocamento dos resíduos, que atualmente estão sendo depositados, em caráter emergencial, em um aterro municipal desativado.

Em Guarulhos, o aterro CDR Pedreira está sendo usado pelas prefeituras de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, que também tiveram de arranjar outro local para despejar seus lixos após o desmoronamento do aterro sanitário da empresa Pajoan, no último dia 25, em Itaquaquecetuba.

O local permanece desativado via medida judicial. Segundo a diretora do departamento de saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Denise Margareth Fernandez, o tempo de permanência do lixo na área chamada de transbordo ainda é uma incógnita.

-O local tem atividade apenas de transbordo. Não tem função de receber lixo. O prazo que estamos usando, que é de caráter de emergência, tem 180 dias e pode ser prorrogado à medida que houver necessidade.

Outros aterros

Além de Itaquaquecetuba, as cidades de Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim e Salesópolis tiveram de parar de alojar seus resíduos no aterro de Pajoan.

Confira também
Justiça interdita aterro que explodiu

Responsável é multada em R$ 174 mil

Itaquaquecetuba decreta emergência

Cetesb e MP discutem destino do lixo
Todas elas tiveram de solicitar licença emergencial, com prazo de 30 dias, para realocar o seu lixo – o prazo deve vencer no fim de maio.
De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), com exceção de Itaquaquecetuba, todos os outros municípios já pediram autorização fora do caráter emergencial para encaminhar seus lixos a algum aterro.

Entretanto, a assessoria de imprensa da prefeitura de Suzano diz que a destinação definitiva dos resíduos será definida pela própria empresa Pajoan. “Uma solução deverá ser apresentada pela empresa até o final da licença emergencial da Cetesb”, diz, em nota.

Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis estão usando o aterro Anaconda, da cidade de Santa Isabel, para depositar o seu lixo.Fonte;R7/Foto Arena

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Estado anula licença e fecha aterro de vez Determinação foi publicada no Diário Oficial pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


O aterro sanitário da Empreiteira Pajoan, em Itaquaquecetuba, está definitivamente interditado. A determinação foi publicada nesta ultima Sexta Feira dia 6 no Diário Oficial pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, os danos causados com a explosão do local no último dia 25 fez com que a pasta também cassasse a Licença de Operação a Título Precário (LOTP) da empresa. O advogado Horácio Peralta, representante dos proprietários do aterro, os irmãos José e Carlos Cardoso, declarou que vai recorrer na Justiça para reaver a autorização.

A Pajoan encaminhou à diretoria de Licenciamento e Gestão da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) um plano geral de reestruturação e adequação do aterro. No entanto, a documentação foi negada. O órgão, que havia autorizado a operação do aterro até 2012, avaliou que a empreiteira foi por diversas vezes advertida quanto a infrações à legislação ambiental. Isso refere-se às 88 autuações, nas quais 36 resultaram em multa para a empresa, inclusive sobre a explosão, em R$ 174 mil.

A Cetesb também informou que a Pajoan operava sem a devida licença. O órgão avaliou que a empresa apresentou riscos e falhas que resultaram no grave acidente ambiental quando explodiu, trazendo abaixo 450 mil toneladas de resíduos sólidos, contaminando a água e o solo e causando interferências nas atividades da população do entorno do aterro (especificamente do Jardim Lucinda e na Cidade Nova Louzada).

Os danos levaram à interdição definitiva do aterro, que opera há 11 anos em Itaquá recebendo lixo de oito das dez cidades da região. A determinação foi publicada em caráter de urgência.

Para o advogado da Pajoan, a medida é apenas uma extensão da determinação da promotora de Justiça do Meio Ambiente de Itaquá, Tatiane Barreto Serra. Ela havia suspendido a liberação do despejo de lixo no local. Mas, até então, a situação não havia sido determinada. O Ministério Público informou que outras ações, além da interdição e cassação da licença, não são necessárias. "Não concordamos com a determinação e vamos gerar um recurso administrativo para recorrer da decisão", disse Peralta.fonte:Diário do Alto Tietê

Córrego Três Pontes Remoção dos moradores do Fiorelo segue indefinida


A situação das 74 famílias do Jardim Fiorelo, em Itaquaquecetuba, residentes na área que será desapropriada para a construção de um muro de contenção do córrego Três Pontes, continua indefinida. Segundo o secretário municipal de Habitação, Rogério Tarento, as negociações para que desocupem a área será consolidada quando a Câmara receber para votação o documento que autoriza os pagamentos para a desapropriação. No entanto, isso só irá acontecer depois do dia 17, quando o chefe da pasta se encontrar com representantes do governo estadual.

Segundo Tarento, as famílias poderão optar pelo aluguel social de R$ 400 ou por uma indenização da prefeitura para deixar suas casas. Até o momento apenas seis famílias optaram por receber o valor mensal para locação de outro imóvel.

A previsão da prefeitura era remover as famílias em dezembro do ano passado, mas o processo de negociação atrasou a ação feita pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). De acordo com a assessoria de Imprensa do Executivo, não existe prazo determinado para as pessoas deixarem os imóveis. Neste momento, técnicos da pasta avaliam as moradias que devem ser indenizadas.No caso dos moradores que serão ressarcidos, a administração pagará a indenização com base em uma tabela estabelecida com três níveis de valores de acordo com o padrão do imóvel.
"Não queremos deixar nossas casas por um preço inferior ao que valem. O terreno é irregular, mas a construção das casas não. Está tudo muito instável e eles não apresentam resposta final. Vamos nos reunir com o Tarento no dia 18 (de maio) e vamos cobrar uma posição", disse o representante de bairro, o vendedor Paulo Ferreira Lima, de 44 anos. (N.R.)fonte:Diário do Alto Tietê

2ª Caminhada pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Em Itaquaquecetuba, tivemos 392 casos registrados de abuso sexual contra e adolescentes em 2010!
E esse número é ainda maior, porquê poucas pessoas denunciam.
VAMOS JUNTOS MUDAR ESSA REALIDADE!
Venha para a Caminhada de camiseta branca.
Dia 18 de maio.
Saida as 9 horas, em frente da E E Profª Dulce Maria Sampaio, av. Gonçalves Dias, 961 Pq Marengo Itaquaquecetuba.
Fim da Caminhada na SAMAR, av, Ferreira de Menezes, 518 Pq Marengo Itaquaquecetuba, com shows, pipoca e refrigerante.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DJ Tiësto vai remixar música de Kanye West


O rapper Kanye West vai ter sua música Lost In The World remixada pelo DJ Tiësto, informou o site Gig wise.

De acordo com a publicação, foi Kanye quem teve a ideia do projeto e procurou o DJ holandês. "Ele me ligou e disse, 'eu sempre quis um remix seu, porque sou um grande fã, mas nunca tinha encontrado a música certa para isso, mas essa é 'a' música. Ouvir isso do Kanye West foi bem legal, porque eu também sou um grande fã", afirmou Tiësto à revista Spinner.

Lost In The World é uma parceria do rapper com a banda folk Bon Iver.fonte:Jornal do Brasl

Abertas as inscrições para o “XX Encontro de Tapetes Corpus Christi de Itaquaquecetuba

Abertas as inscrições para o “XX Encontro de Tapetes ‘Corpus Christi’ - Tradição e Beleza -2011”
O executivo municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que encontram-se abertas as inscrições para o grupos interessados em participar do “XXII Encontro de Tapetes ‘Corpus Christi’ – Tradição e Beleza – 2011”.

O evento está previsto para o próximo dia 23 de junho, nas imediações da Praça Padre João Álvares e ruas centrais da cidade.
O “Corpus Christi” é uma festa religiosa comemorada anualmente (sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade) e que foi instituída pela igreja católica para honrar a presença de Jesus Cristo na hóstia.
As fichas de inscrições para o XXII – Encontro de Tapetes ‘Corpus Christi’ – Tradição e Beleza -2011” poderão ser retiradas até o próximo dia 17/06/2011 na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sito à Estrada de Santa Isabel, 761, Vila Gepina (das 08:30 horas ao 12:00 horas e das 13:30 horas as 16:30 horas) ou pelo site da Prefeitura municipal de Itaquaquecetuba site: www.itaquaquecetuba.sp.gov.br.
Segundo a coordenação da festa, o tema para este ano é “Fraternidade e a vida no planeta”, contextualizado nas características culturais e religiosidade do evento.
Vale ressaltar que a participação é destinada à todos: escolas, sociedades amigos de bairro e comunidades em geral; desde que cada equipe seja composta por um número mínimo de 05 (cinco) integrantes ou no máximo 10 (dez) integrantes.
Os grupos serão divididos por categorias: estudantil (municipal, estadual ou particular) ou especial (comunidades, sociedades amigos de bairro, ONGS, etc).
“Criatividade e Originalidade”, “Acabamento”, “Concepção Temática”, “Grau de dificuldade na confecção” e “Técnicas de montagem” serão os critérios avaliados pela comissão julgadora. Os jurados emitirão notas variantes de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos para cada item técnico.
De acordo com o regulamento, todos os grupos interessados no certame deverão confeccionar um número mínimo de 05(cinco) tapetes. Assim sendo, a avaliação para a efetiva premiação acontecerá pelo conjunto dos trabalhos apresentados.
Lembrando que serão premiados os cinco primeiros colocados, sendo:
• 1° Colocado – R$ 1.500,00 + troféu
• 2° Colocado – R$ 1.250,00 + troféu
• 3° Colocado – R$ 1.000,00 + troféu
• 4° Colocado – R$ 750,00
• 5° Colocado – R$ 500,00
Ao realizar o “XXII – Encontro de Tapetes “ Corpus Christi” – Tradição e Beleza – 2011, o executivo tem por objetivo “ reforçar a tradição dos tapetes de Corpus Christi entre a classe estudantil e comunidade em geral, a fim de que tal comemoração possa ser passada de geração em geração, sem ficar esquecida no tempo”. Para mais informações sobre o evento, o telefone é 4754-2111.

Release: Andréia Castilho e Neirylene Cunha de Sena.
Noticia extraída do Portal www.itaquaquecetuba.sp.gov.br

terça-feira, 3 de maio de 2011

Modificações para as Radiodifusões


O Ministério das Comunicações decidiu mudar algumas regras nos processos de licitação do setor de radiodifusão. Dentre delas está o aumento do valor da caução para participar da concorrência - de 0,5% para 20% do valor do contrato. O órgão também pretende exigir das empresas interessadas parecer que comprove condições de pagamento de outorga e de instalação.

As medidas foram anunciadas durante audiência pública realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, na última semana. O objetivo é...
Confira também
Ministério vai mudar regras dos processos de licitação da radiodifusão


...bir que empresas sem condições econômicas participem das licitações.

Atualmente, as empresas devem pagar 50% do valor quando assinam os contratos e os outros 50% um ano depois – o que nem sempre acontece. O objetivo do Ministério é fazer com que, a partir de agora, as empresas paguem 50% no ato de outorga e a segunda parcela seja quitada no ato das assinaturas, após aprovação do Congresso.

De acordo com o Minicom, a fiscalização do setor será reforçada com um plano de inspeção a ser executado no prazo de quatro anos. Além disso, no dia 16 de maio, será divulgado na internet a relação de todas as emissoras outorgadas e de seus respectivos sócios.

Agência reguladora - O ministro das Comunicações voltou a falar na proposta de criar uma agência reguladora única para a radiodifusão. Ele também disse que o projeto de marco regulatório pode dar poder ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para avaliar concentração nas concessões de rádio e televisão. De acordo com o ministro, não há previsão para a conclusão do projeto.

Fonte: Abert

Donos de aterro que explodiu não cumprem prazo para retirada de lixo Justiça determinou 5 dias para remoção de resíduos em Itaquaquecetuba.

A Pajoan, empresa responsável pelo aterro que explodiu na semana passada em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, não cumpriu o prazo exigido pela Justiça para a remoção do lixo e do chorume que se espalhou por uma estrada. A empresa corre o risco de ter que pagar uma multa diária de R$ 400 mil.
Na noite desta segunda-feira (2) o advogado da empresa informou que a empresa pediu um prazo de três meses para a retirada dos resíduos, alegando que antes disso seria impossível concluir todo o trabalho. O pedido está sendo analisado pelo Ministério Público e depois será encaminhado à Justiça. Ainda não há um prazo para a avaliação do pedido feito pela empresa.
Em Itaquaquecetuba, a coleta já voltou a ser feita, mas ainda não é possível saber quantos dias serão necessários para que as ruas estejam totalmente limpas. A situação é pior para os moradores da região do aterro.
O chorume e o lixo continuam na estrada que foi interditada pela montanha de resíduos, atrapalhando a passagem dos moradores.Fonte:G1sp

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Armando da Farmácia recebe moradores do Jardim Lucinda Escrito por Neirylene C. de Sena/Foto: Willian Rita


O prefeito municipal de Itaquaquecetuba Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, em seu gabinete na prefeitura a visita de representantes do bairro do Jardim Lucinda e adjacências.
O objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados ao acidente ocorrido há alguns dias no aterro sanitário da cidade.
O prefeito, acompanhado dos secretários Wander R. Fernandes e Maurício Augusto dos Santos (Transportes e Segurança, respectivamente) ouviu as reivindicações dos moradores e prestou os devidos esclarecimentos e adoção de providências emergenciais.

Em destaque, alguns dos assuntos tratados:

Transporte escolar e coletivo: os visitantes reclamaram que desde o acidente, tanto o transporte escolar quanto o público foi interrompido, dificultando a locomoção dos munícipes dos bairros próximos ao local do acidente.
O secretário, Wander Rodrigues Fernandes anunciou que já a partir da tarde desta quarta-feira, 27 o transporte coletivo retomaria suas atividades por meio de um desvio improvisado da rota original. A partir de então, os ônibus terão que passar pela Rodovia Mogi-Dutra (num trecho que faz parte do município de Arujá).
Por sua vez, Armando da Farmácia ligou para o prefeito da cidade vizinha, Abel Larini, pedindo autorização para a circulação dos coletivos no trecho citado e, de pronto, foi atendido pelo prefeito de Arujá.
Com relação ao transporte coletivo, Armando da Farmácia comprometeu-se em solicitar providências urgentes para sua regularização, junto a secretaria municipal de Educação que por sua vez encaminhou resposta informando que o transporte escolar na região havia sido interrompido tanto por conta da interdição da Estrada do Ribeira quanto devido a uma quebra do ônibus; mas que a situação já estará regularizada a partir da quinta-feira, 28.
Possível contaminação da água: os moradores manifestaram sua preocupação quanto a uma possível contaminação da água potável que abastece as casas nas proximidades de onde ocorreu o acidente.
Preocupado com a situação, Armando da Farmácia solicitou nova ligação, desta vez para os responsáveis pela Sabesp que se comprometeram em coletar amostras da água para a realização de análises que irão comprovar ou não a hipótese levantada pelos munícipes.

Interdição de residências: os visitantes perguntaram ao prefeito se há possibilidade de que algumas residências venham a ser danificadas, causando riscos à integridade física dos moradores. O secretário municipal de Segurança, Maurício Augusto dos Santos afirmou que a Defesa Civil permanece de plantão 24 horas no local do acidente, inclusive, inspecionando as casas e que, a partir da tarde desta quarta-feira, 27 os agentes fariam uma nova varredura também das edificações localizadas no Jardim Lucinda. Sendo detectado algum indício de desmoronamento, os moradores serão imediatamente removidos para casas de parentes ou abrigos provisórios.
Aproveitando a ocasião, o secretário solicitou aos munícipes que informem aos seus vizinhos que o telefone 199 está à disposição para que os mesmos solicitem vistorias em suas residências caso apareçam rachaduras ou ouçam “estrondos”.

Saúde: os munícipes também reclamaram das dificuldades respiratórias de crianças e idosos devido ao forte odor oriundo dos dejetos que foram lançados após a explosão no aterro sanitário. Diante do fato, Armando da Farmácia se comprometeu em enviar ambulâncias e reforço de enfermeiros para o atendimento emergencial que se fizer necessário.
Confiantes, ao término do encontro, os moradores retornaram às suas residências, à espera das medidas acordadas.

Interdição:
Tendo em vista o acidente corrido na “Ecoespaço – Soluções Ambientais”, há cerca de três dias, a secretaria municipal de Meio Ambiente providenciou a interdição da empresa, por período indeterminado. Além disso, a empresa recebeu uma multa no valor de mil UFIR´S (correspondente há cerca de R$ 17 mil reais) pelos danos ambientais (principalmente o escorrimento de churume que chegou ao córrego “Taboãozinho” próximo à localidade atingida). Na terça-feira, 26, os técnicos realizaram uma vistoria no local, acompanhados inclusive, por representantes do Ministério Público.
A prefeitura, então, aguardava o lançamento dos laudos da CETESB e da própria empresa para dar andamento aos demais trâmites devidos.
Eis que, na tarde desta quarta-feira, 27 chega a notícia de que o aterro sanitário anteriormente interditado de modo parcial, por questões ambientais) foi alvo de uma decisão judicial que interdita a toda a localidade, também por período indeterminado.
Diante deste fato e para não incidir em quebra de contrato, a empresa “Ecoespaço – Soluções Ambientais” sugeriu à CETESB que o lixo da cidade de Itaquaquecetuba seja encaminhado para o aterro denominado “Anaconda”, em Santa Isabel. O laudo que permite ou não esta ação deve sair até o final da tarde e, sendo favorável, a coleta do lixo na cidade deverá ser retomada imediatamente. Do contrário, a prefeitura não descarta a possibilidade de acionar os meios judiciais e outros trâmites (incluindo uma rescisão contratual) e contratação emergencial de uma outra empresa para coleta e destinação do lixo na cidade (ação esta que, por enquanto, ainda não se mostra necessária, tendo em vista o esforço da empresa em resolver o problema).Fonte:Itaqua web